sexta-feira, 13 de agosto de 2010

L 01 - Gênesis - Parte 1

Gênesis Comentários

A palavra Gênesis quer dizer "começo". Este livro conta como tudo o que existe começou e como surgiram os seres humanos, o pecado e o sofrimento. E conta como Deus, no começo, apareceu às pessoas e mostrou como deveriam ser obedientes a ele.

O livro de Gênesis se divide em duas partes:

A primeira, do capítulo 1 ao 11, conta como Deus criou tudo o que existe, incluindo a raça humana. Encontram-se aqui as histórias de Adão e Eva, Caim e Abel, Noé e o dilúvio e a torre de Babel.

A segunda parte, do capítulo 12 ao 50, conta a história dos hebreus: Abraão, Isaque, Jacó e os seus doze filhos, que foram o começo das doze tribos de Israel. E o livro termina com a história de José, um dos filhos de Jacó, que fez que os seus irmãos e o seu pai fossem morar no Egito.

No livro de Gênesis Deus age. Ele cria o mundo, cuida das pessoas e mostra interesse pelo seu povo. Deus julga e castiga os maus e abençoa os que lhe obedecem.

Esboço:
A criação do universo e da raça humana - caps. 1-2
O começo do pecado e do sofrimento - cap. 3
De Adão até Noé - caps. 4-5
Noé e o dilúvio - caps. 6-10
A torre de Babel - 11.1-9
De Sem até Abrão - 11.10-32
Os patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó - caps. 12-35
Os descendentes de Esaú - cap. 36
José e os seus irmãos - caps. 37-45
Os israelitas no Egito - caps. 46-50
























L 02 - Gênesis - Parte 2







L 03 - Gênesis - Parte 3

A ARCA DE NOÉ:

A MAIOR DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA DE TODOS OS TEMPOS

“No dia dezesste do sétimo mês, a arca repousou sobre as montanhas de Ararate” Gênesis 8: 4

No dia 27 de Abril de 2010 uma equipe de cientistas, chineses e turcos, ligados a Universidade de Hong Kong, anunciaram que encontraram a Arca de Noé no alto do monte Ararate, a uma altitude de 4.000 metros acima do nível do mar. O monte Ararate, na Turquia, que é o ponto mais elevado em toda em região tem sido apontado por investigadores bíblicos como o local mais provável onde a arca teria tocado a terra firme, após a descida das águas diluvianas. O pesquisador Yeun Wing Cheung, realizador de documentário em Hong Kong e um dos quinze cientistas do grupo Noah's Ark Ministries International que empreendeu a missão, declarou: "Não temos cem por cento de certeza de que se trata da arca [de Noé], mas temos 99,9 por cento".

Naturalmente que as reações contrárias aos resultados desta descoberta, bem como a tentativa de depreciá-la começam a surgir, pois reconhecer este fato significa reconhecer que durante anos a ciência equivocou-se tentando explicar o surgimento do universo sem a ação de um Deus criador. Centenas de teses de doutorado e mestrado ao redor do mundo, defendendo um processo de evolução envolvendo milhões e milhões de anos, ficam necessitando profunda revisão. A descoberta da Arca de Noé confirma o relato bíblico de um dilúvio mundial e oferece subsídios para a reformulação de conceitos científicos fundamentados tão somente em hipótese e teorias os quais, durante anos, negaram a realidade do Gênesis referindo-se as suas narrativas como sendo um mero conjunto de lendas.

Esta descoberta aponta para a veracidade e historicidade da Bíblia. O relato de Gênesis não é um conjunto de lendas, mas a expressão exata da verdade. A confirmação histórica das primeiras páginas da Bíblia é um testemunho de que as últimas páginas também o são, ou seja, a volta de Cristo e a renovação dos céus e da terra.

Continuaremos discorrendo sobre este tema na próxima semana.

Rev. Ezequias Domingos de Abreu



As imagens disponíveis da Arca de Noé anteriores àquelas feitas por ocasião da sua descoberta no dia 27 de Abril de 2010






Filme: O mundo que pereceu e a arca de Noé
Este documentário fornece informações sobre as pesquisas mais antigas acerca do dilúvio.
Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4 - Final

Filme: Em Busca da Arca de Noé
Este filme apresenta uma excelente exposição das pesquisas em busca da arca de Noé. Apresenta, em especial, a entrevista com testemunhas que viram a Arca de Noé no alto do monte Ararate antes dela ser atingida por um terremoto que ocorreu posteriormente.
Parte 1


Parte 2



Parte 3


Parte 4


Parte 5 - Final

L 04 - Gênesis - Parte 4

L 05 - Êxodo - Parte 1

Êxodo

Êxodo quer dizer "saída", e este livro trata do acontecimento mais importante da história do povo de Israel, isto é, a saída dos israelitas do Egito, onde eram escravos.

O livro tem quatro partes principais:
1) A libertação dos hebreus;
2) A viagem até o monte Sinai;
3) O acordo de Deus feito com o seu povo no monte Sinai, onde Deus lhe deu as leis morais, civis e religiosas;
4) a construção de um lugar de adoração para o povo de Israel e as leis a respeito do sacerdócio e da adoração de Deus.

Acima de tudo, este livro descreve o que Deus fez, como ele o seu povo e como, daquela gente, ele formou uma nação cheia de esperança no futuro.

A figura humana central do livro é Moisés, o homem a quem Deus escolheu tirar o seu povo do Egito. No capítulo 3 lemos como Deus chamou Moisés e lhe revelou o seu nome sagrado "EU SOU QUEM SOU". O trecho mais conhecido do livro é a lista dos dez mandamentos, no capítulo 20.

Esboço:
Os israelitas são libertados da escravidão no Egito - 1.1-15.21
1. A escravidão no Egito - cap. 1
2. O nascimento de Moisés e a primeira parte da sua vida - caps. 2-4
3. Moisés e Arão e o rei do Egito - caps. 5-11
4. A Páscoa e a saída do Egito - 12.1-15.21
Do mar Vermelho ao monte Sinai - 15.22-18.27
A Lei e o acordo - caps. 19-24
A Tenda Sagrada e as instruções para a adoração - caps. 25-40


L 06 - Êxodo - Parte 2